O Siemaco Osasco realizou, na quinta-feira (28/09), uma palestra sobre saúde mental para os empregados do Consórcio NPB, de Barueri/SP, que atuam na limpeza urbana do município. O evento foi realizado com base na campanha internacional do Setembro Amarelo, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio, bem como na campanha #RespeiteTodoMundo, idealizada pela FEMACO para combater os assédios moral e sexual, a discriminação e o preconceito no ambiente de trabalho.
Para falar sobre o assunto, o sindicato convidou a diretora do Siemaco São Paulo, Andréa Ferreira, a “Ferreirinha”, que abordou tópicos fundamentais relacionados ao tema, com o objetivo de combater a depressão, quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.
Também foram abordados sinais de alerta que podem indicar um pedido de ajuda, entre eles:
🔸 Não gostar mais de coisas que curtia antes
🔸 Frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer
🔸 Achar que os outros ficarão melhores depois da sua morte
🔸 Piora do desempenho na escola ou no trabalho
🔸 Isolar-se e não ter esperança no futuro
🔸 Achar que nada nem ninguém pode ajudar
🔸 Descuido com a aparência
🔸 Alterações no sono e no apetite
Identificados os sinais, a pergunta que surge é “como ajudar?”. Muitos se preocupam em não saber o que dizer, mas especialistas asseguram que o essencial, nestes casos, é estar disposto a ouvir, com atenção e sem julgamentos, permitindo que a pessoa fale sobre tudo o que está sentindo.
Manter-se próximo e atento tem o efeito de mostrar para a pessoa que pensa em suicídio que alguém se importa com ela e isso pode ter um efeito transformador. É nesse sentido que o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza o seu trabalho de prevenção, oferecendo a quem o busca um ambiente para que possa conversar de forma anônima, sigilosa e sem críticas.
Vale ressaltar que, a despeito do benefício que pode ter uma conversa para quem pensa em suicídio, isto não substitui o tratamento psicológico e psiquiátrico, necessários em alguns casos. De todo modo, todos nós, mesmo que não sejamos profissionais, podemos ajudar a prevenir o suicídio e a preservar a saúde emocional uns dos outros, com o simples ato de ouvir e cuidar, inclusive de nós mesmos, procurando ajuda de alguma maneira, com amigos, familiares ou o CVV, quando precisarmos falar sobre algo que nos incomoda.
👉 Precisando conversar, acesse www.cvv.org.br e veja as formas de atendimento disponíveis.