Siemaco Osasco participa de curso da FEMACO sobre práticas sociais, ambientais e de governança

Posted by: Leonardo Lelis (MTB 56291SP) Comments: 0

Representado pelo presidente Assil Kraide e pelo assessor de base Daniel de Camargo, o Siemaco Osasco participou, na sexta-feira (22/09), do curso realizado pela FEMACO, em parceria com a UGT (União Geral dos Trabalhadores), que abordou a atuação do movimento sindical no contexto das novas práticas sociais, ambientais e de governança utilizadas em todo o mundo, conhecidas internacionalmente pela sigla ESG (Environmental, Social, Governance).

O tema foi apresentado aos dirigentes dos sindicatos filiados à federação por palestrantes da consultoria global LLYC, que falaram sobre as transformações das relações de trabalho que aconteceram nos últimos anos e o papel das entidades sindicais em uma sociedade cada vez mais preocupada com diversidade, qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da FEMACO, Roberto Santiago, o movimento sindical pode ser o diferenciador desse novo mundo, onde os trabalhadores buscam qualidade de vida, consumidores exigem respeito pelo meio ambiente e cidadãos exigem transparência e ética das corporações.

“A tensão entre capital e trabalho há tempos não era tão favorável ao novo modelo de sindicalismo. O momento de mudanças de posturas é imprescindível. Se esse tema for corretamente explorado, poderemos revolucionar a imagem dos sindicatos. Afinal, nós representamos os trabalhadores da limpeza, uma categoria imprescindível no mundo todo”, enfatizou.

Na oportunidade, os sindicalistas também discutiram estratégias para dar continuidade à campanha #RespeiteTodoMundo, a mais recente ação da FEMACO, que tem como objetivo combater os assédios moral e sexual, o preconceito e a discriminação no local de trabalho, incentivando os trabalhadores do setor de asseio e conservação a denunciarem tais práticas aos sindicatos.

A campanha, lançada pela FEMACO no dia 28 de julho, tem sido amplamente divulgada e enaltecida tanto por entidades sindicais nacionais e internacionais, sendo referência de bandeira de luta por igualdade de direitos, respeito e oportunidades em termos de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da FEMACO)