Nas primeiras horas desta quarta-feira (12/06), a equipe do Siemaco Osasco se reuniu com os empregados da Plural, que fazem a coleta de lixo em Carapicuíba/SP, para discutir e votar a instauração de uma greve, devido à falta de pagamento de salário e benefícios, como vale transporte e tíquete refeição.
Colocada em votação, a proposta de paralisação foi aprovada pela categoria. Com isso, o sindicato prontamente notificou a empresa e a Prefeitura Municipal, dando prazo de 72 horas para regularizar todos os pagamentos em atraso, conforme determina a lei.
Caso os direitos dos trabalhadores não sejam quitados nesse período, será deflagrado o movimento paredista. “Exigem de nós, trabalhadores, os nossos serviços para que as ruas estejam limpas, então que paguem direito também”, disse o presidente do Siemaco Osasco, Assil Kraide. “Temos que ter união para demonstrar a insatisfação com o tratamento que nos está sendo dado. Nós já somos discriminados pelo nosso tipo de atividade, que é penosa e insalubre. Nós coletamos lixo, mas não somos lixo. Exigimos ser respeitados.”
Além dos pagamentos em atraso, o sindicato irá reivindicar condições dignas de trabalho para a categoria. “Não podem faltar EPIs, as condições de banheiro precisam melhorar muito, tem que ter chuveiro para todo mundo fazer sua higiene na hora de ir embora”, acrescentou Assil.
Após esclarecidas as dúvidas dos trabalhadores e cumpridos todos os requisitos legais, a assembleia foi encerrada.